Quem é a amiga que está contigo nos momento cruciais da sua vida? Quem é aquela que mais te critica, mas também mais te empodera? Quem está sempre contigo? Se você imaginou aquela BFF com quem estudava na escola e que tem várias histórias para contar, tenho que te dizer... você está enganada. A sua melhor amiga é a sua consciência.
E nada melhor do que o dia do amigo para falar de auto amizade!
Falando em amiga, uma me desafiou para falar em autoestima, então acho que hoje é o melhor dia para falar disso, para falar o quando precisamos nos amar, como amamos as nossas melhores amigas.
Mas tem uma questão que ficava martelando a minha cabeça e esses dias, assistindo um vídeo, a questão também surgiu. Afinal, o que é se amar?
A gente fala tanto “você precisa se amar mais”ou o famoso “você precisa cuidar mais de si”, mas na prática não sabemos exatamente o que é isso? Como a gente se ama? Se abraçando, ou olhando no espelho e dizendo “e aí lindona?”. E como a gente “se cuida”?
Ouvi muito o tal “você precisa cuidar mais de você” e ficava tentando compreender como se faz isso... entrei na academia, comecei a fazer terapia, cuidava da aparência, diminuí o refrigerante e o xis salada, e mesmo assim parecia que eu não estava fazendo isso direito. Disse SIM para o desafio, mas demorou para eu entender que na verdade eu precisava era dizer mais NÃO. E o que é o dizer o tal não? É colocar um pouquinho mais os meus desejos e vontades acima do que os outros querem. Parece egoísmo e isso é bem difícil para mim, mas está sendo um processo... Não, eu não quero. Não eu não posso. Não, eu não sei. Não, eu não vou ir. Não, eu não consigo.
Nem sempre a gente quer ir naquela janta. Nem sempre a gente quer ouvir de novo aquela história. Nem sempre estamos com paciência para lamentos. Nem sempre temos tempo para ajudar. Nem sempre temos forças para doar. Compreender isso aí está sendo um passinho pequeno nesse auto amor. Eu tenho o direito de fazer algo que seja melhor para mim, desde que não prejudique outra pessoa. Você também tem!
Tirar tempo para você é um baita presente que pode se dar. Neste final de semana, resolvi ler, escutar minhas músicas preferidas no ultimo volume, fazer esfoliação com mel na fuça toda, cuidar do meu mini cabelo, brincar com a minha gata. A solidão é ótima companheira (às vezes). Se eu tinha coisas pra fazer? Simmmm, várias! A casa tava uma bagunça, fechamento de notas da escola, trabalhos por fazer, amigas me cobrando visitas... mas o que eu fiz? Desliguei o WhatsApp do mundo e me foquei em mim. Foi tão bom!
Outra coisa que ajuda a gente a se perceber mais é se rodear de pessoas boas. Isso eu vi no tal vídeo e faz muito sentido. Como você pode ser sua amiga e as suas amigas não são? Confuso? Eu explico! Se você conviver com alguém que só fala o quanto as calorias daquele bolo gostoso vão preencher o corpo de banha, essa ideia vai ficar martelando na sua cabeça. Vai chegar um dia que sem perceber, vai olhar no espelho e dizer “fudeu, tem um culote aqui”. E a sua vida vai virar a tal contagem de calorias. Isso é só um exemplo de uma ideia maior...
Ou seja, ande com pessoas que te fazem bem, que te impulsionem para cima e não fiquem apontando só o que te machuca, afinal, temos espelhos em casa! Gente de bom humor, positiva e do bem faz uma diferença danada nas nossas vidas...e lembre-se também de ser essa pessoa na vida das outras.
Autoestima, no meu ponto de vista, é bem mais do que amar suas selfies. É mais do que tirar foto na frente do espelho para mostrar ao mundo o quanto se sente linda. É confiança e certeza da força da sua ... essência! Olha ela aí de novo minha gente!
Uma coisa que me fez um bem danado foram essas fotos. Óbvio que com um fotão desses eu vou me achar o recheio de morango da bolachinha. Essa luz boa aí não revelou as cicatrizes nos joelhos, nem dá pra ver que tenho celulite como toda mulher tem. Mas e daí! Hoje, nesta sexta-feira eu não estou dando a mínima importância para isso! Um dia já me incomodou e quem sabe outro dia vá me incomodar de novo, mas hoje não! Este é um estado de espírito volátil, pois amanhã posso estar me sentindo um caco infeliz, e está tudo bem!
Mas sabe porque hoje, neste calorzinho de sexta estou me achando? Porque estou feliz com quem sou, pelas escolhas que fiz, pelo tempo que passou!
Ontem saí com minhas amigas para comemorar. O aniversário de uma delas, o dia do amigo, o calor, a noite linda, a nossa folga na agenda. Qualquer coisa, afinal a vida precisa ser celebrada. E é bom quando temos com a gente pessoas que estão mais preocupadas em achar graça das coisas do que para futilidades. Cantamos num karaokê, foi ridículo e extremamente divertido. Comemos muito, gritamos muito e nos sintonizamos com o que a gente sente, se importa, ama. Foda-se as olheiras, o cabelo bagunçado, a fritura virando celulite. Sim, foda-se...adoro xingar! Adoro quem não reprime por falar palavrão. Adoro quem xinga junto!
Vamos lá! Fodam-se os padrões estipulados por pessoas vazias! Fodam-se as calças tamanho 34. Fodam-se os que pensam que mulher deve estar em casa esperando o marido em vez de bebendo cerveja na rua. Fodam-se os caras que não gostavam de você. Fodam-se as críticas que não constroem. Fodam-se o que os outros pensam de você! Se isso não te faz bem, fodam-se!
Xingar é um exercício!
Então minha cara amiguinha! Neste dia do amigo, pare um pouco de ser amiga só dos outros e seja a sua melhor amiga. Se julgue menos, cobre menos, machuque menos. Pare de achar que todas as outras são melhores que você, mais bonitas, mais magras, mais inteligentes, mais mais mais! Cuide não apenas do seu corpo, cuide da sua alma e do seu coração.
Se ache! Você pode! Porque minhas queridas, hoje, eu me vejo nessa foto e fico me achando a poderosa, maravilhosa, plena. Vivam a grandeza de ser quem vocês são.
E um recado particular para as minhas amigas: Eu gostaria que as vezes vocês se enxergassem como eu vejo vocês. Reconhecessem a força, beleza e magnitude de quem vocês são. Vocês realmente me inspiram. Vocês são foda!
Feliz dia do amiguinho. Que todas nós tenhamos amizades sinceras que nos digam "tá gata", "conta comigo" e "tira essa touca".
Bju da The

Nenhum comentário:
Postar um comentário